Alberto Santos Dumont foi um
aeronauta, esportista e inventor brasileiro.
Santos Dumont projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Esse mérito lhe é garantido internacionalmente pela conquista do Prêmio Deutsch em 1901, quando em um vôo contornou a Torre Eiffel com o seu dirigível Nº 6, transformando-se em uma das pessoas mais famosas do mundo durante o século XX.
Santos Dumont projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Esse mérito lhe é garantido internacionalmente pela conquista do Prêmio Deutsch em 1901, quando em um vôo contornou a Torre Eiffel com o seu dirigível Nº 6, transformando-se em uma das pessoas mais famosas do mundo durante o século XX.
Santos Dumont
também foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por
um motor a gasolina. Em 23 de outubro de 1906, ele voou cerca de
60 metros a uma altura de dois a três metros com o Oiseau de Proie' (francês para
"ave de rapina"), no Campo de Bagatelle, em Paris. Menos de
um mês depois, em 12 de novembro, diante de uma multidão de testemunhas, percorreu
220 metros a uma altura de 6 metros com o Oiseau de Proie III.
Esses vôos foram os primeiros
homologados pelo Aeroclube da França de um aparelho mais pesado que o
ar, e possivelmente a primeira demonstração pública de um veículo
levantando vôo por seus próprios meios, sem a necessidade de uma rampa para
lançamento.
Apesar de os
brasileiros considerarem Santos Dumont como o responsável pelo primeiro vôo num
avião, na maior parte do mundo o crédito à invenção do avião é dado
aos irmãos Wright. Uma exceção é a França, onde o crédito é dado
a Clément Ader que efetuou o primeiro vôo de um mais pesado que o ar
propulsionado a motor e levantando vôo pelos seus próprios meios em 9 de
Outubro de 1890. A FAI, no entanto, considera que foram os
irmãos Wright os primeiros a realizar um vôo controlado, motorizado, num
aparelho mais pesado do que o ar, por uma decolagem e subsequente vôo ocorridos
em 17 de dezembro de 1903 no Flyer, já que os vôos de
Clément Ader foram realizados em segredo militar, vindo-se apenas a saber da
sua existência muitos anos depois. Por outro lado, o 14-Bis de Dumont
teve uma decolagem autopropulsada, reconhecida oficialmente por publico e
jornalistas, tendo sido a primeira atividade esportiva da aviação a ser
homologada pela FAI.
Nenhum comentário :
Postar um comentário